Recuse gambiarras no radiador do seu carro, mesmo que esta seja uma solução paliativa para situações adversas em momentos inesperados.
Quase todo proprietário de veículos automotores, já passou ou poderá passar por momentos de dificuldade financeira, exatamente quando o seu carro precisa de uma manutenção corretiva ou preventiva.
Nestas horas que é importante identificar exatamente o que pode e o que não pode ser mantido no veículo, mesmo que tenha sido feita uma “gambiarra” como improviso.
Aqui mesmo no Pirata Radiadores, é muito comum recusarmos algum serviço, de clientes que chegam sugerindo que se faça algum tipo de reparo paliativo (as famosas gambiarras) no seu veiculo.
Este velho e famoso “jeitinho brasileiro”, de improvisar as coisas e eternizar tais improvisos, não funcionam muito bem quando o assunto é manutenção veicular.
Conheça algumas gambiarras que devem ser recusadas
1 – Consumo excessivo de água do radiador
É um erro grave pensar que o simples fato de ficar completando o reservatório de água, fará com que o veiculo funcione normalmente.
Se o seu carro está sempre precisando que se coloque água no reservatório é possível que haja algum vazamento no sistema de arrefecimento
Leve-o imediatamente à um profissional de sua confiança, especializados em radiadores automotivos.
2 – Superaquecimento do Motor
Esteja você circulando na cidade ou em rodovia, nos primeiros sinais de superaquecimento do motor, estacione imediatamente o veículo, e espere esfriar o motor.
Jamais coloque água fria no reservatório, quando o motor ainda estiver quente. Esta ação poderá causar empenamento no cabeçote em função do choque térmico.
A gambiarra mais comum neste caso é a retirada da válvula termostática, sem a devida reposição por outra de boa qualidade.
Alguns problemas de superaquecimento do motor se dar em função do mau funcionamento da válvula termostática, entretanto ela deve ser trocada por outra em boa condições de funcionamento.
Levando-se em conta a importância da válvula termostática, recuse gambiarras, porque deixar seu carro circulando sem ela, você está acelerando o desgaste da vida útil do seu motor.
3 – Vazamento no Radiador
Outra gambiarra muito comum é o improviso. Algumas pessoas tentam tampar os furos com colas, massas e outras misturas, outros colocam até Pó de Café dentro do radiador.
Todos sabem que o motor veicular trabalhar sobre alta temperatura e pressão.
Em caso de vazamento no radiador, mais um vez, leve-o no profissional de sua confiança para que seja feita uma análise de viabilidade técnica.
As vezes é possível recuperar a peça com solda específica para radiadores ou até mesmo a troca de caixa se for o caso, mas as vezes o problema só será resolvido com um novo radiador.