Conheça o Sistema de Arrefecimento Veicular.
Se o seu carro ferveu ou está superaquecendo, conheça o sistema de arrefecimento veicular e procure uma oficina especializada imediatamente.
O sistema de arrefecimento é formado por um conjunto de peças e componentes responsável pelo controle da temperatura ideal de funcionamento do veículo.
Esta temperatura ideal é de no máximo 90º Celsius.
Tendo em vista o funcionamento do veículo para queimar o combustível é inevitável o aquecimento do motor e cabe ao sistema de arrefecimento, controlar a temperatura do motor para que as peças não derretam.
O sistema de arrefecimento é composto pelo radiador, ventoinha, bomba d’água, mangueiras, vaso de expansão, válvula termostática e, no meio de tudo isso, um líquido, que deve ser composto 50% por água desmineralizada e 50% por aditivo a base de etileno glicol.
A água desmineralizada pode ser comprada separada do aditivo – também há a opção de comprar a mistura pronta.
Somente por meio de uma avaliação dos componentes do sistema de arrefecimento, será possível identificar a origem do problema.
Na revista Auto Esporte, você encontra um artigo especifico de como funciona todo o sistema de arrefecimento veicular. Confira aqui.